Tempestades de areia: o que são?


Por Lucyane Moreira dos Santos

    Mudanças climáticas, períodos prolongados de seca e temperaturas em elevação; probabilidades de tempestades; desmatamentos na Amazônia e queimadas em grandes vegetações e plantações são fatores de destaque que favorecem as tempestades de areia no Brasil. Os especialistas tentam entender as circunstâncias da ocorrência desse fenômeno, mais precisamente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Maranhão, mas afinal, podemos definir tempestades de areia como parte do impacto ambiental?

    “Sandstorms” – tempestades de areia, “Duststorms” – tempestades de poeira, ou ainda “Haboob”, como são conhecidas no Sudão, na África. O fenômeno é, na realidade, “uma nuvem de poeira levantada pela instabilidade climática”, segundo Heráclito Alves, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a instabilidade ocorre quando há formação de chuvas,  temperatura  elevada,  baixa umidade relativa do ar e  ventos fortes  e essa  condição faz com que o ar frio desça, levantando a poeira de terrenos geralmente desmatados. Para ele, é muito comum que eventos desse porte sejam percebidos em áreas consideradas agrícolas, mas porque tempestades de areia estão ocorrendo no Brasil?

    Esse evento, “pouco comum no Brasil até pouco tempo”, como diz o geógrafo Wellington Romão de Oliveiraé muito comum no verão e na primavera em climas áridos e semiáridos, onde o solo é coberto principalmente por areia e pequenas rochas. Recebe diferentes nomes em função do tipo e granulometria dos detritos (variam entre 0,08 até 1 milímetro) levantados e carregados por ventos de, no mínimo, 40 quilômetros por hora e que podem chegar a 90 quilômetros por hora.  Mas como minimizar estes fatores?

    Tempestades de areia demonstram a necessidade de ações para conter extremos climáticos através de ações locais, como mudanças nas formas de cultivo na agricultura e o fim do desmatamento da Amazônia. Se nos encontrarmos em uma tempestade de areia, como proceder diante de um evento como este?

    Essas tempestades podem trazer danos à saúde, como problemas respiratórios ou cardíacos e problemas nos olhos, além de danos à infraestrutura elétrica. Devemos nos manter isolados e com janelas fechadas. Se estivermos na rua, não trafegar dentro de uma onda de areia. Portanto, devemos estar sempre atentos a estes fatores para que sejam evitadas consequências mais graves. 

REFERÊNCIAS:

Ratier, R. (2011, 18 de abril). Como surgem as tempestades de areia? Superinteressante. Recuperado de https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-surgem-as-tempestades-de-areia/

Redação O POVO. (2021, 29 de setembro). Tempestades de areia: perguntas e respostas sobre fenômeno que assombrou São Paulo. O POVO. Recuperado de https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2021/09/29/tempestade-de-areia-perguntas-e-respostas-sobre-fenomeno-que-assombrou-sao-paulo.html

Estadão Conteúdo. (2021, 05 de outubro). Tempestades de areia avançam em cinco estados e são alerta sobre o clima. Exame. Recuperado de https://exame.com/brasil/tempestades-de-areia-avancam-em-cinco-estados-e-sao-alerta-sobre-o-clima/ 

Para saber mais:

DE SOUSA SILVA, Ivamauro Ailton. CONEXÕES ENTRE CLIMA E DESERTIFICAÇÃO: trajetórias e suscetibilidade no nordeste brasileiro. Revista Equador, v. 8, n. 2, p. 468-488, 2019.

Comentários

Postagens mais visitadas