O ser humano está cultivando a própria extinção?

 

Autora: Natália Estevam Gomes Mamede


        Uma testemunha incomum está presente em um vídeo divulgado pela ONU às vésperas da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26): um tiranossauro, produzido por computação gráfica. “Vocês estão se encaminhando para um desastre climático. E, no entanto, todos os anos, os governos gastam centenas de bilhões de fundos públicos em subsídios aos combustíveis fósseis. Imagine se nós (dinossauros) tivéssemos gasto centenas de bilhões por ano subsidiando meteoros gigantes”, afirma o dinossauro.

O tiranossauro subiu à tribuna da Organização das Nações Unidas (ONU) e fez o alerta: 'Salvem sua espécie antes que seja tarde'. Completou dizendo 'Nós ao menos tivemos um asteroide. Qual a sua desculpa?', dando um recado direto aos humanos.

O desastre climático mencionado pelo dinossauro também é referenciado como mudanças climáticas antropogênicas, ou seja, aquelas causadas pelo homem. São transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima, associadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa principalmente por queima de combustíveis fósseis. As projeções do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) indicam que nos próximos 100 anos poderá haver um aumento da temperatura média global entre 1,8°C e 4,0°C, e um aumento do nível médio do mar entre 0,18 m e 0,59 m, o que pode afetar significativamente os ecossistemas terrestres e as atividades humanas, uma vez que alterações climáticas prejudicam a agropecuária e pesca, por exemplo.

Respondendo à questão inicial: O ser humano está cultivando a própria extinção? Sim, estamos cultivando nossa própria extinção, assim como a extinção de toda a vida no planeta. As alterações que estamos provocando no planeta estão chegando ao ponto de serem irreversíveis, e é necessário mudança no modo de vida de nossa sociedade. Como dito pelo dinossauro no vídeo, está na hora dos humanos ‘pararem de criar desculpas e começarem a criar mudanças’, afinal, queremos mesmo ser responsáveis pela extinção da vida?

 

Para acessar o vídeo do tiranossauro na tribuna da ONU: https://www.youtube.com/watch?v=vcCAe3yUZ0s, acesso em 07 nov 2021.

Para acessar mais informações sobre as mudanças climáticas: http://www.inpe.br/faq/index.php?pai=9, acesso em 07 nov 2021.

 


Comentários

Postagens mais visitadas